Evento terá troféu Viraliza Brasília, shows gratuitos, mostra de videoclipes, documentários musicais e exposição fotográfica
Na programação, show de Alaíde Costa, com mais de 60 anos de carreira musical
Em 2023, o Prêmio Profissionais da Música expandiu de tal maneira que a solução encontrada foi dividi-lo em duas etapas. A 1ª, realizada em junho, alcançou abrangência nacional com a premiação de profissionais de todo o país distribuídos em 176 categorias, segmentadas entre as modalidades Criação, Produção, Convergência e Educação. Já a 2ª, confirmada para dezembro, será predominantemente voltada para o Distrito Federal. Na programação, realizada em unidades do SESC DF, haverá exibição de conteúdos audiovisuais e ao vivo, com destaque para as apresentações musicais em 1º e 2 de dezembro. Para a noite de estreia, Flor Furacão apresentará o resultado do processo de aceleração artística LAB PPM com o show de lançamento do single “Coisas Leves”. Já no dia seguinte, do alto de uma carreira de mais de 60 anos de sucesso, todo o talento da aclamada Alaíde Costa, uma das maiores cantoras do Brasil. Ambas as apresentações acontecerão no Teatro Garagem e são abertas ao público.
Outro ponto alto do PPM chega como novidade. “Criamos o troféu Viraliza Brasília, uma premiação anual voltada para o reconhecimento, exposição e afirmação de projetos, ações, espaços e plataformas que geram oportunidades, exposição e movimentam a cena cultural e musical do Distrito Federal”, explica Gustavo Vasconcellos, idealizador do PPM. Com a participação de 25 personalidades da cultura e comunicação do DF, foram indicados e votados destaques em seis categorias. São elas: Festival de Música (campanha de divulgação], Projeto Cultural, Veículo Cultural, Casa Noturna, Espaço Cultural e Curador (a).
A noite de premiação acontecerá em 02 de dezembro, antecedendo a apresentação de Alaíde Costa que, na ocasião será anunciada, oficialmente, como uma das homenageadas da próxima edição do PPM, ainda sem data confirmada. Desta forma, Alaíde entra para o rol de homenageados do PPM, que já celebrou personalidades como Lia de Itamaracá, Renato Matos, Juarez Fonseca, Chico Science, Roberto Menescal, Ronaldo Bastos, Cássia Eller, Renato Russo, Claudio Santoro entre outros ao longo de sete edições.
Já em 02 e 03 de dezembro, o Sesc Ceilândia receberá Mostra de Videoclipes e documentários musicais PPM, incluindo Desilusão, de Sellva; Presente de um Beija-Flor, de Izabella Rocha; Saudade, de Mayara Dourado; Todos Sonhos Desse Mundo, de Viela17 de artistas brasilienses. O público também poderá curtir Água Doce, de Aíla; Dançando com Oxum, de Timbres E Temperos; Falcão e o Coração de Mosquito, de Allex Ribeiro; Kananciuê, de Lucilene Castro; Rio Abaixo do Rio, Luli Braga; A Dança do Caos, de Sargaço Nightclub; Deixa, Fabiana Santiago; Identidade, de Melaninaemsi; Sinais, de Ana Paula Albuquerque, e Ynaê, de Gama Junior; Chorar, de Karola Nunes; Desenho dos Sonhos, de Fernanda Cabral; Escolhas, de Versa; O Quarto e Ela, de Serginho Feijó; Passagem de Ida, de Clarissa Bruns; Ser Criança, de Laura Dalmás; Zoiuda, de Raissa Fayet; A Banda de Um Homem Só, de Rodrigo Torrero; Audax - Between Us, de Felipe Krust; Mand´ela, de Afrodizia; Medo, de Taïs Reganelli feat. Pedro Luís; Miragem, de Emílio Victtor; Tela a Pele, de Yasmin Umbelino. Completam a mostra os documentários Chico Mário - a melodia da liberdade, 2020, de Silvio Tendler e Prêmio Profissionais da Música 7ª edição | Temos um país para reconstruir. Viva a cultura popular, de Fábio Alexandre. Confira os horários
Por fim, de 03 a 30 de dezembro, a Exposição fotográfica- Memória dos homenageados do PPM 2023, poderá ser conferida no Sesc Gama. Com produção de Léia Magnólia e recursos de acessibilidade com informações em áudio contidas em QR code, a mostra traz 20 imagens como momentos das trajetórias da cantora, compositora e cirandeira Lia de Itamaracá; do compositor, cantor, instrumentista e artista plástico Renato Matos; do jornalista, pesquisador e produtor musical Juarez Fonseca e de um dos expoentes do Mangue Beat, Chico Science (in memoriam). Em junho, na ocasião da 1ª etapa do PPM, a exposição foi exibida no hall do auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
O Prêmio Profissionais da Música é feito para os profissionais da música de todo o país, com o propósito da valorização de toda a cadeia criativa e produtiva da música, desde os bastidores, passando pela obra em si, até sua distribuição. É um evento inclusivo que conta com intérpretes de LIBRAS, instalações acessíveis a pessoas com deficiências e outros recursos de acessibilidade. O PPM foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Sobre Alaíde Costa
Não é à toa que Alaíde Costa esteja em plena atividade aos 88 anos, encantando plateias com sua voz delicada, afinação impecável e refinado gosto musical. Artista excepcional, com talento para interpretar e compor, conseguiu transitar por vários estilos e atravessou gerações superando os mais diversos rótulos e preconceitos. Graças à qualidade de sua entrega, soube se impor, como profissional, pela integridade artística marcada.
Impressionou desde sempre. Ainda em 1956 se profissionalizou como crooner do Dancing Avenida, no Rio de Janeiro. A essa altura havia vencido os mais prestigiados programas de calouros da história do rádio brasileiro como os de Paulo Gracindo, Renato Murce e Ary Barroso. Não bastando encantar com sua voz delicada e afinadíssima, Alaíde também fez bonito como compositora, estreando com a canção “Tens que pagar”, em parceria com Airton Amorim. Na mesma época ganhou o prêmio de melhor intérprete da música popular brasileira. Em 1959, aconselhada por João Gilberto, enturmou-se com os jovens participantes de um novo movimento e lançou o seu primeiro LP de 12 polegadas Gosto de Você. Gravou músicas de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Donato, João Gilberto, Carlos Lyra e Ronaldo Boscoli. Eram os primórdios da Bossa Nova. Alaíde participou com destaque de quase todos, e seus números eram aplaudidos entusiasticamente. O resto é história que ela continua construindo.
Problemas de saúde a afastaram do palco de 1965 a 1972. Retornou gravando com Milton Nascimento a faixa Me Deixa em Paz, incluída no LP Clube da Esquina. De 1988 para cá foram vários álbuns como Amiga de Verdade, com a participação de Paulinho da Viola, Milton Nascimento, Ivan Lins e Egberto Gismonti; Alaíde Costa & João Carlos Assis Volume 1 e 2, Falando de Amor, Tudo Que o Tempo me Deixou, Alegria é Guardada em Cofres, Catedrais, álbuns em homenagem a Milton Nascimento e Johnny Alf entre outros projetos. Ao lado de Johnny, inclusive, viveu um dos tantos momentos especiais de sua carreira, com a apresentação no London Jazz Festival.
Também teve a oportunidade de mostrar ao público o seu talento de compositora no projeto Canções de Alaíde, primeiro registro inteiramente autoral em que a apresenta parcerias com importantes figuras do mundo musical brasileiro como Tom Jobim, Jobim, Vinícius de Moraes, Johnny Alf, Hermínio Bello de Carvalho, Geraldo Vandré, entre outros. Vale lembrar que em todas as parcerias registradas nesse recente álbum, Alaíde é autora das melodias, todas elas compostas no piano que recebeu de presente do amigo Vinícius de Moraes.
Noite de premiação Viraliza Brasília e show de Alaíde Costa
02/11- SESC 913 sul, às 20h
Teatro Garagem/Sesc-DF
Retire o seu ingresso gratuitamente
Mostra de videoclipes e documentários musicais De 02 a 03/12, das 19 às 22h Teatro SESC Ceilândia- QNN 27 Área Especial S/N, Ceilândia Norte
Entrada franca
Exposição fotográfica- Memória dos homenageados do PPM 2023
De 03 a 30/12, das 12h às 20h
SESC Gama- Setor Leste Industrial, Lotes 620 a 680, QI 1 - Gama
Entrada franca
Mais informações: www.ppm.art.br
Comments