top of page

Canoa Havaiana 50+: quando experiência e paixão remam juntos

No coração do cerrado, o Lago Paranoá é o cenário perfeito para unir amor ao esporte, amizades e sustentabilidade nas águas lacustres de Brasília


Foto de arquivo


O instrutor e esportista Frederico Gall em ação. Foto de arquivo


Tatiana Sócrates ( da coluna Brasília Criativa)

 

Desde a infância, Frederico Augusto Gall, mais conhecido como Lico, cultiva uma paixão inabalável pelos esportes. Esse sentimento não apenas guiou sua carreira, mas também o levou à criação da Quintal Multisport, uma escola de canoa havaiana que tem se destacado por suas conquistas esportivas e compromisso com o bem-estar, socialização e inclusão, especialmente para o público 50+.

 


Foto de arquivo


A origem da Quintal Multisport

 

A trajetória de Lico no esporte começou em 2001, quando ele se tornou atleta profissional de Corrida de Aventura da equipe Oskalung Brasil Telecom. Durante uma década, ele se destacou em competições patrocinadas por diversas marcas. Embora formado em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília (UnB), foi no esporte que Lico encontrou sua verdadeira vocação.

 

Em 2003, ele descobriu a canoa havaiana, justamente no ano em que a primeira embarcação desse tipo chegou ao Lago Paranoá, em Brasília. O esporte rapidamente conquistou seu coração. “Sou nascido em Brasília e vivenciei a transformação do Lago Paranoá. Era um lago poluído que se transformou em um cartão postal e uma das melhores opções de lazer da cidade,” relembra.



Foto: Tatiana Sócrates


 

Determinado a seguir sua paixão, tornou-se instrutor de canoa havaiana em 2012. Em 2018, decidiu aprofundar ainda mais seus conhecimentos ao cursar Educação Física, finalizando a graduação em 2021. No mesmo ano, encontrou o local ideal para fundar a Quintal Multisport, que logo se estabeleceu como um centro de referência para entusiastas da canoa havaiana.

 

Inclusão e socialização através do esporte

 

Uma das principais missões da Quintal Multisport é promover a inclusão. “A canoa havaiana é um esporte para todas as idades e gêneros”, destaca Lico. A escola tem sido particularmente bem-sucedida em atrair praticantes com mais de 50 anos, que, além de se beneficiarem dos aspectos físicos da prática, encontram na canoa havaiana uma excelente forma de socialização e bem-estar.


A Quintal Multisport já conquistou vários títulos na categoria 50+ em provas realizadas em Brasília, com destaque para a modalidade maratona. Para quem pratica a canoa havaiana, o esporte proporciona benefícios para a saúde e a qualidade de vida, além de promover conexão com a natureza, interação e  amizade entre seus praticantes. “Acredito que, além de ser uma atividade física, a canoa havaiana promove uma integração única entre os participantes, criando um senso de comunidade que vai além do esporte”, ressalta Lico.

 




Foto de arquivo


Valéria Falone, que está há mais de um ano na canoa havaiana da Quintal, afirma que sua saúde e disposição melhoraram muito e seu círculo social aumentou. “Para mim, o remo foi uma redescoberta de mim mesma. Desenvolvi força, técnica, coletividade, senso de equipe, mas o melhor foi me reconectar com os encantamentos que a natureza nos proporciona com a canoa havaiana! Cada remada no lago tem sua magia: brumas, sol nascendo, lua cheia, mergulho no lago, pôr do sol… até mesmo na chuva pude vivenciar uma das melhores experiências de canoa e técnica aqui no lago”, completa Valéria.



Foto de arquivo

 

Conquistas e compromisso com o meio ambiente

 

A Quintal também se destaca pelo seu comprometimento com a sustentabilidade. Em 2023, a equipe participou da primeira gincana Cata’Lago, uma competição de limpeza da orla do Lago Paranoá, onde foram campeões ao coletar mais de 80 kg de resíduos plásticos. A prática de limpeza voluntária já fazia parte da rotina dos alunos da escola, parte do compromisso da escola com a preservação ambiental.



Foto de arquivo

 

No Campeonato Brasiliense de VAA Sprint, a equipe Quintal 50+ também conquistou o segundo lugar nas categorias de 500m e 1000m. As conquistas são comemoradas por toda a equipe, composta por instrutores e aluno, que encontram na canoa havaiana uma fonte de alegria e realização.

Foto de arquivo


A Quintal Multisport transcende o conceito tradicional de uma escola de esportes, com um calendário criativo para estimular os alunos. A Remada da Lua Cheia acontece todo mês  e é um momento mágico em que os membros da escola se unem para apreciar o luar a bordo de um catamarã (duas canoas havaianas juntas) nas águas do lago.

 


Foto de arquivo: aluna Simone Silva


Sob a liderança de Lico, a escola inspira pessoas de todas as idades, especialmente aquelas com mais de 50 anos, ao descobrirem os inúmeros benefícios da canoa havaiana. Como Lico sempre diz, "ViVa a ViDa!". Todo início de treino, quando entra na canoa  ele sempre repete seu mantra aos alunos e colegas esportistas, “se estávamos felizes, vamos ficar mais felizes agora” e assim iniciam a remada para renovarem as energias!

 



Foto de arquivo

 


Nossa colunista em ação: Tati Sócrates também pratica a canoagem. Foto: Valéria Falone

Comments


bottom of page