Brasília recebe Simpósio de Inovação em Cannabis Medicinal
top of page

Brasília recebe Simpósio de Inovação em Cannabis Medicinal

Mais de 30 patologias podem ser tratadas com a medicina canabinoide. Profissionais de saúde, pesquisadores e pacientes beneficiados pelo uso terapêutico da planta participam da primeira edição do evento neste sábado 30. Inscrições ainda estão abertas.


Apesar de regularizado, o uso medicinal da cannabis é pouco conhecido pelos profissionais de saúde. Imagem: Canal Cannabis e Saúde.


(Da Redação, com informações do canal Cannabis e Saúde)


Falar sobre a ampla aplicação medicinal da cannabis ainda é um tabu, mesmo que o uso terapêutico da planta já seja regulado no Brasil e tenha crescido mais de 9 mil%, segundo informações do canal Cannabis e Saúde. O Brasilia News, que tem na Saúde e Bem-Estar um dos assuntos de cobertura jornalística, acredita que é preciso abrir espaço para novas visões sobre qualquer iniciativa que promova a melhoria da saúde individual e coletiva.


Para além do tabu sobre a cannabis, que alias já foi tema do documentário brasileiro Quebrando o Tabu (2011), o fato é que mais de 30 patologias podem ser tratadas com a medicina canabinoide, entre elas a epilepsia, o Alzheimer, o Parkinson, o autismo, a esclerose múltipla, a insônia, a ansiedade, a depressão, as dores crônicas e até problemas de pele e queda de cabelo. Muitas destas enfermidades não tem um manejo de sintomas satisfatório pelos meios de tratamento convencionais. Pacientes relatam melhoras extraordinárias e alguns deles estarão no 1o. Simpósio de Inovação em Cannabis Medicinal, que acontece neste sábado 30 e cujas inscrições ainda estão abertas. A participação pode ser presencial ou online. Nesta sexta 29 acontece a cerimônia de abertura e uma conferência magna com o médico João Carlos Normanha.


Segundo o Cannabis e Saúde, o Simpósio tem caráter multidisciplinar e vai discutir as novas aplicações da Cannabis não só na medicina, bem como as possibilidades do uso veterinário, químico e odontológico. Para o professor Dr. José Roberto Leite (Faculdade de Medicina/UnB e People&Science), um dos curadores do evento e co-organizador, discutir inovação em Cannabis medicinal no Brasil é de extrema importância para os profissionais de saúde.


O evento ainda irá abordar as questões legais e regulatórias em torno da Cannabis para fins medicinais no Brasil, garantindo que os profissionais entendam as regras e requisitos para prescrição e acompanhamento de pacientes. O encontro também é uma opotunidade de troca de contatos e experiências com outros profissionais de saúde.


O I Simpósio de Inovação em Cannabis Medicinal é uma realização da People&Science Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, do Instituto InformaCann e da Faculdades Unyleya, com apoio do Núcleo de Pesquisa em Morfologia e Imunologia Aplicada (NuPMIA), da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB), do Instituto de Medicina Orgânica (IMO), do Instituto BioSer, do Instituto Monte Pascoal, da Rádio Central Holística, do Conselhor Regional de Farmácia (CRF-DF) e do Conselho Regional de Biomedicina. A coordenação científica é do médico intensivista, Dr. João Carlos Normanha Ribeiro, Diretor-Geral do Instituto de Medicina Orgânica GO (IMO).


Uso terapêutico é regulado desde 2019 no Brasil

O uso terapêutico e medicinal da Cannabis já é regulado no Brasil por duas Resoluções da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). São elas: RDC 327/2019 e RDC 660/2022. Desde 2015, a Anvisa autoriza a importação com prescrição médica de produtos com canabinoides. E a partir de 2019, a Agência passou a permitir a comercialização de medicamentos à base de Cannabis nas farmácias. Hoje, o paciente já encontra 25 formulações nas prateiras das drogarias.




bottom of page