top of page

Sonhos e o tempo para realizá-los

A maturação de cada coisa: o Projeto Yoga em Brasília mostra como realizar algo desejado pode levar minutos, horas, dias, semanas, meses e até anos.

Foto: Rafael Honorato no Projeto Yoga em Brasília na Galeria Principal do Museu Nacional, em abril de 2023

(Andrea Hughes, de Crônicas de uma Yoguini)


Eu chego nos lugares e logo penso: se o lugar for bonito, se o lugar for interessante, será que rola de praticar yoga aqui?


Para quem não sabe, há 12 anos eu criei o Projeto Yoga em Brasília, projeto que visa reunir o máximo de pessoas possível nos lugares mais incríveis e inusitados da cidade para praticar yoga juntas, sem nenhuma restrição de gênero, idade ou condição física.


Tem lugares que já gastei meu tempo querendo realizar este projeto, mas que até hoje ainda não deu certo. Tem outros, como o Museu Nacional da República, que primeiro consegui autorização para fazer do lado de fora do Museu (foto abaixo).


foto por Lucas Conceição no Projeto Yoga em Brasília, em outubro de 2012

Mas para realizar meu sonho de entrar no Museu levou 5 anos (foto abaixo). Primeiro o diretor do museu da época autorizou que fosse com o museu vazio, entre exposições, com medo de que pudesse acontecer alguma coisa com as obras de arte.


Foto: Rafael Honorato no Projeto Yoga em Brasília na Galeria Principal do Museu Nacional, em março de 2017

Este dia foi tão mágico, tinham tantas crianças, fiquei encantada!


Em seguida, o diretor abriu para que o projeto fosse feito em meio a uma exposição (foto abaixo), como vibrei com este sonho sendo realizado, um após o outro!


Foto: Henri dos Anjos no Projeto Yoga em Brasília na Galeria Principal do Museu Nacional, em julho de 2017

Em 2018 teve Projeto Yoga em Brasília em meio a exposição de novo e foi muito especial (vídeo abaixo). Tivemos a participação ilustre do DJ Velozo tocando para nós e das criadoras do Experimente Brasília como alunas, uma honra.



Daí mudou a diretoria do Museu, não foi uma boa mudança para o meu projeto e daí veio a pandemia e consequentemente nasceu um pavor em mim de aglomerar pessoas.


No final de 2022 mudou a diretoria do Museu, a pandemia dava fortes sinais de enfraquecimento e voltei timidamente a frequentar a Galeria Principal com yoga, coisa mais linda de viver. 2023 foi de intensa presença no Museu (fotos abaixo), ainda sonhando retornar em 2024.



Foto 01: Lucas Conceição, dezembro 2022. Foto 02: Rafael Honorato fevereiro 2023. Foto 03: Alexia Hughes maio 2023. Foto 04: Rafael Honorato, julho 2023. Foto 05: Manoela Olesko, setembro 2023. Foto 06: Rafael Honorato, novembro 2023.

1 Comment


Amanda Brasil
Amanda Brasil
Jun 22

Amei a história! Muito bom conhecer um pouco mais desse projeto tão lindo.

Like
bottom of page