Secretaria de Saúde admite casos em análise após circulação de relato nas redes de que uma criança teria testado positivo depois de passear perto do Lago Paranoá. Presença de capivaras aumenta preocupação sobre doença na região
(Da Redação, com informações da Agência Brasil)
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal investiga 42 casos suspeitos de febre maculosa. Ao todo, a pasta registra 104 casos notificados da doença este ano, sendo que 62 foram descartados. Em nota, a secretaria destacou que, para que os casos possam ser confirmados ou descartados, é necessário que sejam feitas duas coletas de exames, com duas semanas de intervalo entre elas, o que causa demora na avaliação. Segundo a Pasta, o DF não é uma área endêmica da doença, que não tem casos confirmados na região há mais de vinte anos.
Os principais vetores da febre maculosa, que pode ser fatal, são os carrapatos do gênero Amblyomma, tais como A. sculptum, conhecido como carrapato estrela; A. aureolatum e A. ovale. Entretanto, potencialmente, qualquer espécie de carrapato pode hospedar a bactéria causadora da febre maculosa, incluindo o carrapato de cachorro.
Os sintomas incluem febre; dor de cabeça intensa; náuseas e vômitos; diarreia e dor abdominal; dor muscular constante; inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e na sola dos pés; gangrena nos dedos e orelhas; paralisia dos membros, que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando parada respiratória.
ALERTA NAS REDES
A nota da Secretaria de Saúde do DF foi emitida após a circulação de uma mensagem em que uma mãe fazia uma denúncia de que a filha pequena teria testado positivo para a doença após brincar às margens do Lago Paranoá. A mensagem viralizou e causou preocupação. No relato da mensagem, a criança teria tido um diagnóstico precoce, logo no início dos sintomas, e teria tido um teste positivo em um hospital particular. Com a repercussão, a Secretaria se pronunciou afirmando que a confirmação só poderá ser feita após uma segunda testagem em laboratórios de referência, já que o exame pode dar falso negativo se a testagem não for eficiente.
O aumento da população de capivaras, possíveis hospedeiras do carrapato que transmite a doença, aumenta a preocupação sobre a manifestação da febre maculosa em Brasília.
Comments