top of page

Das cinzas nasce a esperança: Miss Brasília/DF usa traje típico, inspirado na flora do Cerrado

Carla Mabe



Maria Tereza Oliveira, a Maitê, embarcou no último dia 30 para Machadinho, no Rio Grande do Sul, para participar do concurso Miss Brasil Mundo 2024. Natural de Uberlândia, Minas Gerais, Maitê tem 22 anos e veio para o Distrito Federal aos 4 anos e diz que seu coração pertence à Capital.


"Sinto que, por representar a capital, também estou representando o país. Em Brasília, temos uma diversidade muito grande de pessoas e isso também caracteriza o Brasil e apesar de todas as dificuldades, ainda sinto que posso representar meu povo. Isso é resiliência e é a essência brasileira”, refletiu.


Após concorrer nas três fases: a regional, a nacional e a internacional, a vencedora do Miss Brasil Mundo representará seu país em mais uma categoria. E esse é o sonho de Maitê: representar o Brasil no mais tradicional concurso internacional de beleza, o Miss World.


Atualmente, o Concurso Nacional de Beleza (CNB) é dividido em franquias, que ao todo, são sete, e dentre eles, está o Miss Brasil Mundo. As participantes participam de provas de talento, de criatividade, de personalidade, de moda e, o mais importante, incentivo a prática de ações sociais, apoiando projetos e fazendo a diferença para os mais necessitados.

O Miss Brasil Mundo, acontecerá de 31 de agosto a 04 de setembro, com a final marcada para o dia 03.


Maitê Oliveira, miss Brasília - DF

Imagem: reprodução/Instagram


Maitê Oliveira, miss Brasília - DF

Fonte: reprodução/Instagram



O Traje Típico


Um dos momentos mais esperados nos concursos de misses é a apresentação do traje típico das candidatas. A preparação de cada traje é feita sob medida, pensada e idealizada para que alcance o sucesso desejado. Maitê desejava fugir do convencional, mas queria algo que representasse bem o Distrito Federal. Surgiu a ideia de representar uma flor do cerrado: a Caliandra.


"Desde o início, queríamos algo diferente e inédito que representasse o nosso DF. Com isso, surgiu a ideia de fazer um traje inspirado na flor Caliandra, típica do cerrado", contou Maitê.


E foram meses pensando e estruturando o projeto com o preparador de misses, Antônio Carlos e com a consultora de imagem, Patty Coutinho. Porém, viam um grande empecilho: encontrar um profissional apto para confeccionar e idealizar a ideia deles. Foi aí que surgiu no caminho a peça fundamental para a execução do projeto: a estilista e costureira Quelma Silva.


Não conseguíamos achar ninguém que pudesse executar. Até que encontramos um anjo: conheci a Quelma, que possui um ateliê na comunidade da Estrutural e ela prontamente comprou a ideia", relatou.


"No dia seguinte, ela disse que sonhou e que a guiaram para realizar o traje. Fez um protótipo em uma garrafinha de álcool e estudou muito sobre a nossa flor. E assim fomos frente com a nossa ideia", completou.


Protótipo feito em garrafa de álcool, feito por Quelma.

Fonte: reprodução/instagram



Quelma passou dias elaborando a estrutura, costurando cada pedraria à mão e fazendo os ajustes necessários para tornar o projeto do traje em realidade, que resultou em um design elaborado e inspirado fielmente na Caliandra, flor típica do cerrado brasileiro.


Maitê com traje típico.

Fonte: Instagram


Imagem da flor Caliandra.

Fonte: Google


"Em meio ao fogo que consome o Cerrado, a natureza ainda nos ensina sobre a resiliência. No cenário desolador, onde a devastação das queimadas parece ser o fim, surge a flor de Caliandra vermelha, um sinal de vida que resiste e floresce.

Mas até quando o Cerrado poderá se reerguer? A cada nova chama, um grito de socorro ecoa”, pondera Maitê.


“O Cerrado pede por cuidado, por proteção, por nós. Que essa flor seja um simbolo do que ainda podemos salvar.

Juntos, podemos impedir que esse bioma, tão rico e único, se transforme apenas em cinzas”, conclui.


Transformação do traje típico inspirado na Caliandra.

Fonte: Instagram



Embora a final do concurso ocorra no dia 03 de setembro, o desfile com traje típico acontece em um dos dias que antecedem a final. Até esta etapa, Maitê ficou no "top 5" de melhores trajes.

A final do Miss Brasil Mundo 2024 acontecerá no dia 3 de setembro, às 18 horas, e será transmitido ao vivo na UMiss TV e TV CNB (YouTube).

Comments


bottom of page