top of page

Atletas e dirigentes se reúnem para compartilhar estratégias de formação esportiva nos clubes de Brasília

Com palestra dos atletas olímpicos Lars Grael, Emanuel Rego e André Heller  e participação da senadora Leila do Vôlei, evento demonstra relevância do segmento de clubes para formar atletas de alta performance

 

(Jamila Gontijo, com colaboração de Tatiana Sócrates)



O velejador Lars Grael mostra foto de seu primeiro veleiro, no Lago Paranoá, com Esplanada dos Ministérios ao fundo. Foto: Juliano Pastorino


            Os clubes de esporte e lazer no Brasil se tornaram um espaço fundamental para a formação de atletas e em Brasília não é diferente. Os clubes da capital federal investem em ações e estrutura para promover os esportes e qualidade de vida, além de serem um berço para atletas de alta performance. “Atualmente, 90% dos atletas olímpicos brasileiros são formados nos clubes” – destacou Paulo Maciel, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), entidade que realizou o Fórum Regional de Formação Esportiva, etapa DF, iniciativa promovida conjuntamente com o SinLazer/DF (Sindicato de Clubes e Entidades de Clubes promotoras de Lazer e Esportes)  e o Iate Clube de Brasília, onde o evento aconteceu, nesta quarta 09.  O Fórum contou também com a participação da Secretaria de Esportes e Lazer do DF e apoio do Comitê Olímpico do Brasil.

            O evento reuniu cerca de 500 participantes, entre praticantes de esportes de diversas modalidades, atletas de alta performance, dirigentes de clubes e autoridades locais e nacionais, como a Secretária Nacional de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Marques, o deputado federal Júlio Cesar Ribeiro, membro da Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados e o Secretário de Esportes do DF, Renato Junqueira. “Fico muito feliz pelo SinLazer ter ajudado a oferecer mais esse evento motivador e instrutivo aos clubes filiados, encorajando-nos a prosseguir no caminho de proporcionar o melhor possível para os dirigentes, ampliando cada vez mais as possibilidades de desenvolvimento do nosso setor” – ressaltou o presidente do SinLazer, Luís Gonzaga da Silva Filho.


Dirigentes de entidades de clubes que organizaram o Fórum, Paulo Maciel, presidente do CBC, e Luiz Gonzaga Filho, presidente do SinLazer. Foto: SinLazer


A senadora Leila Gomes, a Leila do vôlei, falou na abertura do evento, relembrando sua trajetória de atleta que passou pelo Iate Clube de Brasília, e como, apesar dos desafios, o esporte foi a força motora de tudo que conquistou. “Eu tive oportunidade de ser atleta olímpica, o que me orgulho muito. Tem muita dedicação, tem dor, tem ausência da família. Nós sabemos que os recursos vindos do poder público são fundamentais. A minha missão é de gratidão e compromisso com esse setor que promove cidadania” – afirmou a senadora.


Atletas olímpicos compartilharam experiências em relatos emocionantes  

           

Três atletas medalhistas olímpicos foram convidados para contar sua trajetória nos esportes, compartilhando experiências, estratégias, derrotas e desafios: o velejador Lars Grael, o ex-jogador de vôlei de praia Emanuel Rego e o ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, André Heller. Os relatos emocionantes mostraram como o esporte é uma ferramenta de formação não só de atletas, mas de cidadãos mais preparados para os desafios da vida. Os três palestrantes tiveram suas carreiras esportivas iniciadas em clubes, e reconheceram como estes espaços são cruciais para o fortalecimento dos esportes nos país, já que funcionam como porta de entrada para atletas, como eles, que se tornaram de alta performance, chegando ao pódio olímpico. "O Iate tem investido seriamente na formação de atletas desde seus primeiro passos como atleta, nas 14 escolinhas esportivas, e também no esporte de competição. Vários projetos incentivados já estão andando com o apoio do CBC" - destacou o atual Comodoro do Iate Clube de Brasília, Luiz André Reis.


“ O  DF respira esporte. A Capital tem uma quantidade enorme de clubes. Só no entorno do lago Paranoá são cerca de 30 clubes. Tem a força do Sinlazer e o GDF fazendo sua parte. Essa união de forças, nesta troca de experiências de clubes maiores e mais experientes, como o Iate, pode irradiar esse conhecimento e inspirar para que outros clubes sigam esse caminho” - Lars Grael, que fez um relato emocionante sobre sua carreira como velejador, iniciada no Iate Clube de Brasília.

 

Emanuel Rego, atleta olímpico e Embaixador do CBC, destacou a importância transformadora do esporte na vida das pessoas. Visivelmente emocionado, relembrou o papel fundamental de seu pai, a quem atribuiu a motivação e o apoio que o acompanharam ao longo de sua carreira. Emanuel Rego foi um dos maiores nomes do vôlei de praia mundial, e teve uma carreira brilhante sendo um dos atletas mais vitoriosos da modalidade.


“Os sonhos nos levam às nuvens, mas o planejamento coloca os nossos pés no chão” - Emanuel Rego, medalhista olímpico do vôlei de praia.

Emanuel Rego durante Forum Regional de Formação Esportiva Etapa DF. Foto: Tatiana Sócrates


A palestra de André Heller, que encerrou o evento, destacou como o esporte trabalha habilidades emocionais e de desenvolvimento pessoal que vão muito além de competências esportivas. Ele se destacou como um dos centrais mais talentosos do Brasil, fazendo parte da “geração de ouro” que conquistou inúmeros títulos internacionais. Ao longo de sua carreira, além do ouro olímpico, Heller conquistou vários títulos, incluindo Campeonatos Mundiais, Copas do Mundo e Ligas Mundiais. Sua presença em quadra era marcada pela força no bloqueio e pela capacidade de decisão em momentos críticos. André faz parte de projetos de incentivo ao esporte, mantendo-se ativo na promoção do vôlei e em eventos esportivos.

Heller destacou seu aprendizado em competências emocionais para atletas. Foto: Jamila Gontijo


Comments


© 2023 by Train of Thoughts. Proudly created with Wix.com

bottom of page